google-site-verification: googleaf103108dc03b926.html CÁSSIO MECANICO motores de motos: Ferramentas Básicas para montagem e desmontagem de motores.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Ferramentas Básicas para montagem e desmontagem de motores.

Devido às constantes perguntas do pessoal, resolvi fazer um post à respeito das principais ferramentas utilizadas na montagem e desmontagem dos motores das motos de baixa e média cilindrada nacionais.

 1º parte de baixo - lado esquerdo

Cinta fixadora de rotor (volante magnético)

Usado para fixar o volante magnético na montagem e desmontagem da peça, usado na maioria dos modelos de motores de motos de todas as marcas.

Fixador de rotor



Usado em modelos de motores mais antigos como Honda CG "85" e Yamaha RX 125 (exemplos)

Sacador de Rotor ou volante magnético

Os sacadores ou extratores de rotores são usados para retirar o volante ou rotor do virabrequim, as ferramentas variam de acordo com cada modelo por ano e marca.

Extrator de engrenagem de comando do virabrequim


Utilizada para retirar a engrenagem de comando do virabrequim, este modelo da imagem acima é usado para retirar a engrenagem do comando das Cg titan 125 do ano de 1976 até 2008

Instalador de engrenagem de comando

      


Usado para instalar a engrenagem do comando no virabrequim Modelo CG

Instalador de virabrequim linha Honda

Utilizado para instalar o virabrequim em motores como CBX 250 Twister - Tornado / NX-4 Falcon /

2º Parte de baixo lado direito.

Trava para desmontar filtro centrífugo Honda Titan 150 e 125


Utilizado para travar o virabrequim para fazer a soltura e aperto da porca do filtro centrífugo.

Fixador de virabrequim YBR 125


Utilizado para fixar o virabrequim dando condições de soltar a porca do virabrequim do lado direito da yamaha YBR 125.

Chave  castelo


Usada para apertar e soltar a porca do filtro centrífugo em motores como CG-125 , XLR 125, Honda Biz, CBX 200 strada, Titan 150. Obs: cada modelo utiliza uma medida de chave castelo, algumas porcas de embreagem também utilizam as chaves castelo para aperto e soltura.

Fixadores de embreagem

Utilizados para fixar a embreagem dando condições de soltar ou apertar a porca do eixo primário da embreagem.

Extratores de rolamentos

Utilizados para a retirada dos rolamentos da carcaça do motor.
Para cada modelo de rolamento se utiliza um modelo específico de extrator de rolamento.

Aferidor de virabrequim e gabarito para desmontagem e montagem da biela.

Usado para fazer a aferição do virabrequim, ou seja verificar se o virabrequim está acima do limite de desalinhamento tolerável auxiliando no serviço de correção que dá pra se fazer utilizando um martelo de cobre anotando os pontos de desalinhamento no virabrequim e batendo na "bolacha" do virabrequim no sentido contrário onde aponta o pico de desalinhamento .
O gabarito é necessário para a instalação ou desmontagem da biela, lembrando que para efetuar a troca da biela também será necessário a utilização de uma prensa hidráulica. Após a instalação da biela se usa o aferidor para se acertar o alinhamento do virabrequim.

Vamos para a parte de cilindro e cabeçote

Base de Pistão universal 



A Base do pistão serve para alinhar o pistão com a carcaça facilitando a montagem do pistão no cilindro, usada em motores monocilíndricos onde se coloca primeiro o pistão na biela, depois o cilindro por cima do pistão.


Compressor de anéis de Pistão

Usado para comprimir os anéis já montados no pistão para a instalação do pistão no cilindro, usado em motores bicilíndricos e de  4 cilindros .

Medidor de compressão de cilindro



Utilizado para fazer a medição da compressão do cilindro, utilizado em todos tipos de motores de motos.
Uma ferramenta indispensável na sua oficina.

Fixador da engrenagem de comando



Utilizado na fixação da engrenagem de comando de certos motores como por exemplo a Yamaha Fazer 250 e YBR, cada modelo utiliza uma ferramenta específica.

Compressor de mola de válvulas





Utilizado na montagem e desmontagem das válvulas do cabeçote.

Multímetro

  • Uma ferramenta essencial e indispensável para mecânicos profissionais para testes em componentes elétricos e eletrônicos das motos, medições de voltagem, carga da bateria, poderá realizar medições precisas de várias maneiras e em várias escalas.
  • Ele auxilia o  mecânico nas medições, diagnóstico de componentes queimados, evitando possíveis descargas elétricas e a queima de outros componentes.
  • Realiza medidas de tensão DC e AC, corrente DC e AC, resistência e testes de linha viva.

Paquímetro

Usado para medir várias peças diâmetro interno e externo, orientando o mecânico sobre desgastes nas peças, existe o modelo analógico (da foto) e digital, com escala de centímetros, milímetros, decimais de milímetros, centesimais de milímetros e alguns aparelhos com milesimais de milímetros.

Máquina de testes e limpeza de bico injetor 


Utilizado para fazer vários testes e diagnóstico de possíveis defeitos ou danos nos bicos injetores e componentes do sistema de injeção eletrônica.  

Aparelho medidor de Pressão da bomba de combustível

Usado para fazer testes de pressão e vazão da bomba de combustível

Alinhador e desempenador de rodas

Esse produto desempena e desamassa rodas de motos de aço e liga leve 

Máquina de retirar pneus

Permite a retirada e instalação de pneus sem danificar as rodas e sem esforços ao mecânico



https://img.lojadomecanico.com.br/IMAGENS/48/640/76516/Compressor-de-Mola-de-Valvulas-flibex-7801.JPG

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_939624-MLB47093019939_082021-F.webp



80 comentários:

  1. Olá Cássio, eu assisti o vídeo seu, sobre parte elétrica, e eu fiquei com uma duvida, e queria tirar essa dúvida com você sobre parte elétrica, sobre a verificação de continuidade e de resistência dos interruptores, e do circuito?
    a dúvida é a seguinte: a ponta de prova preta do multímetro tem que ser conectada sempre nos fios preto e verde que são o negativo e o terra, tem teste que as vezes não tem fio preto e nem verde, nos testes então, como eu faço pra saber em qual dos fios deve ser conectada a ponta de prova preta do multímetro sempre, porque nos manuais, relacionada a parte elétrica não fala que você deve conectar a ponta de prova vermelha do multímetro no fio tal e a ponta de prova vermelha no fio tal, porque se você trocar a posição das pontas de prova do multímetro nos fios pode dar errado, então se não fosse pedir demais uma explicação sua, sobre o assunto, eu agradeceria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O terra , seja nos carros ou em motos será sempre conectado no chassis, como seria feito, um fio grosso, de pelo menos 2mm, sai do polo negativo da bateria e conecta no chassi, apartir desse fio ou do chassi teremos 0 volts ou o aterramento, por padrao de fabrica, nas motos honda é usado o fio verde para terra, mas pode se usar tb o preto ou o marrom, como no caso dos veiculos da fiat, entao pra vc ter o terra basta colocar a ponta no chassi, e a outra no fio que vc quer medir

      Excluir
    2. Amigão se for testar continuidade tanto faz a posição das pontas de prova, mas em outros tipos de teste sim as pontas trocadas fazem sim diferença.

      Excluir
  2. gostaria de saber os preços das ferramentas de cada uma delas

    ResponderExcluir
  3. Ola Cássio. gostei muito de conheser seu Blog. Pretendo no futuro colocar uma oficina de motos. Mas vou precisar de sua ajuda, conheso muito de mecanica industrial e de veiculos, mas de moto só a satisfação de andar por aí. Vou comesar vasculhando as postagens de teu Blog, Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. cassio os seus videos sao show de bola, principalmente para quem estar iniciando esta area de mecanica. abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Olá Cássio, estou em São Luis - MA, e gostaria de ingressar nessa carreira profissional, mas onde moro não possui nenhuma empresa privada que possa fornecer um curso completo de mecânica de motocicleta, principalmente motores 4 cilindros.
    A pergunta é: Qual o melhor curso que tem em São Paulo, mas que seja rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SENAI! ALEM DE SER O MELHOR CONCEITUADO, É ONDE AS CONCESSIONÁRIAS DE MOTO PROCURAM MECANICOS!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ola Cássio me chamo Ebenézer e tenho uma cbx200 strada atualmente ela esta fazendo um barulho como se fossem válvulas muito folgadas, porém mesmo regulando a uma folga de 0,5 ou 0,10 com o calibre, o barulho aparece, já troquei a corrente de comando com acionador, tensores e guias. Troquei também o comando e os balancins, chequei a borracha que tampa o furinho no topo do cabeçote onde passa o ólio. Este barulho as vezes some e volta. Se acelerar a moto e soltar o acelerador subindo bastante o giro o barulho para temporariamente depois volta. Gostaria de saber se você já viu algo parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o guia de válvula de escape
      Com folga

      Excluir
    2. Pode ser o guia de válvula de escape
      Com folga

      Excluir
    3. Da uma olhada de na tampa de válvulas se você trocou pois tive um problema desse com uma biz que quase me deixou louco aí do nada me vem um amigo e pede pra olhar a tampa de válvulas nova elas vem tampada foi preciso escariar pois o comando batia nelas

      Excluir
  9. Ola Cássio me chamo Ebenézer e tenho uma cbx200 strada atualmente ela esta fazendo um barulho como se fossem válvulas muito folgadas, porém mesmo regulando a uma folga de 0,5 ou 0,10 com o calibre, o barulho aparece, já troquei a corrente de comando com acionador, tensores e guias. Troquei também o comando e os balancins, chequei a borracha que tampa o furinho no topo do cabeçote onde passa o ólio. Este barulho as vezes some e volta. Se acelerar a moto e soltar o acelerador subindo bastante o giro o barulho para temporariamente depois volta. Gostaria de saber se você já viu algo parecido.

    ResponderExcluir
  10. Ola Casio preciso muito do manual de serviço da bros 150 2006
    Obrigado

    joao mecanico BA

    ResponderExcluir
  11. meu email é : jqml130669@hotmail.com
    desde ja agradeço
    preciso muito do manual da bros 150 2006

    João mecanico - BA

    ResponderExcluir
  12. oi sou de Arapiraca e tenho uma oficina e queria sabe qual o torquimetro ideal para motos blz

    ResponderExcluir
  13. Parabens cassio seus videos é show parceiro.!!!

    ResponderExcluir
  14. e aí cassio beleza? hoje trabalho em uma oficina graças aos seus videos, com dois meses tinha feito o primeiro, então obrigado. mais preciso de uma ajuda sobre pastilhamento das valvulas da 250 e 300, folgas e tamanhos das pastilhas. desde já obrigado

    ResponderExcluir
  15. Job 27 de agosto de 2015

    Parabéns, pelo trabalho apresentado nos vídeos, eu estava procurando um vídeo sobre montagem de motor, ai encontrei o seu, muito bom, cara. Conheço um pouco de mecânica de moto, através de seus vídeos, estou mexendo numa cg titan 125/96.
    Mais uma vez, parabéns

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado por conpartilhar sua esperiecia com nosco

    ResponderExcluir
  17. cassio nun e muito do assunto mas talves vc possa me ajudar,vc sabe me dizer como colocar virabrequim da xre na tornado?

    ResponderExcluir
  18. Oi !!Boa tarde !! Gostaria de saber se existe uma loja virtual que venda todas as ferramentas para desmontar e montar o motor da cbx 250 twister?

    ResponderExcluir
  19. Olá cassio, acompanho seus videos.
    tenho uma xlr125 2002 que ta apresentando vazamento no eixo de comando que fica visivel na lateral do cilindro, sei que tenho que trocar a guarnição, mas como sacar esse eixo?
    Obrigado por dividir conosco sua experiancia.

    ResponderExcluir
  20. olá Cassio, o que vc dispõe da kansas 150?

    ResponderExcluir
  21. parabéns pela iniciativa de mostrar,seu trabalho isso que e ser profissional .

    ResponderExcluir
  22. OLA CASIO PARABENS! GOSTARIA DE SABER QUAL TORKIMETRO CORRETO DEVO COMPRAR.

    ResponderExcluir
  23. Blog dez valeu cara sou mecanico d carro mas mexo nais minha motor gosto d pó a mão na massa e vc da aquela ajuda atravez do blog com dicas e vídeo se ttiver algum grupo no zap add 083 9658
    9256

    ResponderExcluir
  24. Blog dez valeu cara sou mecanico d carro mas mexo nais minha motor gosto d pó a mão na massa e vc da aquela ajuda atravez do blog com dicas e vídeo se ttiver algum grupo no zap add 083 9658
    9256

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Cássio vc poderia mi dizer se o cambio completo da Bros OHC daria certo na crf 230

    ResponderExcluir
  26. Cassio, boa tarde!
    Esse jogo de compressor de anéis de pistão, encontro para compra no mercado comum ou tenho que encomendar? Quais as medidas das cintas?
    Abs.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  27. vc encontra na galmar ou loja do mecanico

    ResponderExcluir
  28. vc encontra na galmar ou loja do mecanico

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Cássio estou com duvida no funcionamento do farol da Twister o positivo sai do comutador de partida por qual fio e como seria o funcionamento

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Cássio estou com duvida no funcionamento do farol da Twister o positivo sai do comutador de partida por qual fio e como seria o funcionamento

    ResponderExcluir
  31. Cara gostei muito do blog so queria uma ajuda sua ou de quem souber bem,eu tenho uma cg 99 ela ja nao.anda como quando era nova com certeza as peças internas devem estar gastas e vaza um.pouco de oleo por alguns parafuzos, entao a minha pergunta é oque eu poderia fazer para melhorar o desempenho dela, qual peças que ru poderia teocar, até. por que o.motor faz muito barulho ele bate bastante. agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem uma solução se a moto for muito rodada. Tira xerox do manual de serviço, tira o motor da moto e poe numa bancada e desmonta tudo e faça todas as mediçoes de acordo com as especificações técnicas. Substitua as peças que estão fora de medida, monte o motor, coloca na motoca e seja feliz!!! ficar trocando pecinha aqui e acolá não adianta.

      Excluir
  32. Bom dia Cassio! É comum em uma batida com pouca velocidade, onde a moto pega de frente no retrovisor do carro, quebra o paralama dianteiro (isso é normal, mas, estragar o FREIO TRASEIRO?? Justo um item de segurança tão importante, que deveria ser bem resistente às piores batidas? A moto em questão é a Yamaha Factor 125/16.

    ResponderExcluir
  33. muito bom o blog cara por acaso vc tem o manual de serviços da titan 150 2005.

    ResponderExcluir
  34. Oi cassio tenho uma dúvida pois tenho uma moto cg 125 ano 2000 mais ela está com problemas quando o motor tá frio demora para ela ligar e quando vai sair também ela demora o motor fica sem força é as vezes desliga sozinho quando agente tenta sair é quando sai sai bem devagar é vai tomando embalo de pouco a pouco e somente quando o motor esquenta que volta a o normal é também quando agente acelera sai muita fumaça eu gostaria de saber o que pode ser?

    ResponderExcluir
  35. olá Cassio sou o claudio mecanico de recife, trabalho com automoveis e apos ter conhecido seu canal pretendo trabalhar com motos, gostaria que vc me indica´se um site para a compra das ferramentas adequadas para trabalhar com motos, abraços.

    ResponderExcluir
  36. que pneumática vc usa nos vídeos para parafusar os para fusos, queria adquiri um para min?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Cássio....muito 10 seus vídeos e postagens de explicações de dúvidas de nossos amigos e de ferramentas especiais...está de parabéns pelo seu magnífico trabalho.
    Cássio por quanto ta saindo o kit de cinta de anéis para motos...pega de qual CC até que tamanho...
    Também tenho interesse nas ferramentas de travamento de motos pequenas e medias....
    No mais muito obrigado por hora...bom fim de semana para vc e sua família e aos demais companheiros de trabalho seu....
    Forte abraço.

    Ass: Marcos Fujihara

    Haa qualquer coisa meu email e..

    centroestemotos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Cássio....muito 10 seus vídeos e postagens de explicações de dúvidas de nossos amigos e de ferramentas especiais...está de parabéns pelo seu magnífico trabalho.
    Cássio por quanto ta saindo o kit de cinta de anéis para motos...pega de qual CC até que tamanho...
    Também tenho interesse nas ferramentas de travamento de motos pequenas e medias....
    No mais muito obrigado por hora...bom fim de semana para vc e sua família e aos demais companheiros de trabalho seu....
    Forte abraço.

    Ass: Marcos Fujihara

    Haa qualquer coisa meu email e..

    centroestemotos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Opa! tudo na paz... Cassio tenho assistido seus videos, não sou mecânico de fato. Voce poderia me informar sobre curso de motores de moto.
    Att
    Adhemar Conrado
    conrado.mecanica@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Ola boa noite meu nome e Leury e tenho uma cbr 450 sr ta com um barulho estranho no cilindro um barulhinho estralado continuo. Conhece dessa moto, preciso de um mecanico em brasilia df pra da uma olhada pra mim

    ResponderExcluir
  41. Se souberem de alguem em brasilia df que possa me ajudar na mecanica da cbr 450 sr me avisem whatsapp 61999185691

    ResponderExcluir
  42. Queria saber qual chave vc usa para sacar a engrenagem do comando que fica no virablekin da Cg 125 ano 99 por favor, e que tá dando trabalho e que tenho que tirar ela sem estragala. Vc pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  43. Ola cassio nao sei se vc podera mim ajudar mas eu estou montando um motor de uma biz 100 2013 e nao tenho a junta da caixa de marcha sera que a da pop e a mesma?
    Des de ja agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  44. Cássio, primeiramente gostaria de agradecer a disponibilidade dos conteúdos de seu blog e canal no YouTube. Tem sido de grande ajuda!

    Tenho vários cursos na área de usinagem mecânica e formacao técnica em mecânica
    Sou apaixonado por mecânica e motos
    Por conta dessa paixão estou interessado em me tornar mecânico de motos.

    Porém em minha cidade não encontrei escolas que oferecem cursos de qualidade. Como não tenho experiência profissional na área, acho importante fazer um curso antes de ingressar em uma oficina de motos.

    Gostaria de sua ajuda e dos demais colegas mecânicos para encontrar uma boa escola de mecânica pra motos e que ofereça curso à distância.

    Desde já agradeço a colaboração.

    Milton Pereira

    ResponderExcluir
  45. Cássio, primeiramente gostaria de agradecer a disponibilidade dos conteúdos de seu blog e canal no YouTube. Tem sido de grande ajuda!

    Tenho vários cursos na área de usinagem mecânica e formacao técnica em mecânica
    Sou apaixonado por mecânica e motos
    Por conta dessa paixão estou interessado em me tornar mecânico de motos.

    Porém em minha cidade não encontrei escolas que oferecem cursos de qualidade. Como não tenho experiência profissional na área, acho importante fazer um curso antes de ingressar em uma oficina de motos.

    Gostaria de sua ajuda e dos demais colegas mecânicos para encontrar uma boa escola de mecânica pra motos e que ofereça curso à distância.

    Desde já agradeço a colaboração.

    Milton Pereira

    ResponderExcluir
  46. Cássio, primeiramente gostaria de agradecer a disponibilidade dos conteúdos de seu blog e canal no YouTube. Tem sido de grande ajuda!

    Tenho vários cursos na área de usinagem mecânica e formacao técnica em mecânica
    Sou apaixonado por mecânica e motos
    Por conta dessa paixão estou interessado em me tornar mecânico de motos.

    Porém em minha cidade não encontrei escolas que oferecem cursos de qualidade. Como não tenho experiência profissional na área, acho importante fazer um curso antes de ingressar em uma oficina de motos.

    Gostaria de sua ajuda e dos demais colegas mecânicos para encontrar uma boa escola de mecânica pra motos e que ofereça curso à distância.

    Desde já agradeço a colaboração.

    Milton Pereira

    ResponderExcluir
  47. bom dia gostaria de saber como faco pra mudar minha injeção pra carburaco sem precisar por a bobina de pulso sei q pode ser feito só q ainda não descobri se vc puder me responder agradeço

    ResponderExcluir
  48. sendo q e uma titan 150 2011 e ajude se vc puder ok aguardo

    ResponderExcluir
  49. sendo q e uma titan 150 2011 e ajude se vc puder ok aguardo

    ResponderExcluir
  50. Muito bom mesmo, so nao sei porque metade das imagens nao abriram, de ter pego algum virus desse maldito vendedor de telas,

    ResponderExcluir
  51. Muito bom mesmo! Para quem tem uma motocicleta suas dicas são indispensáveis!

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Nossa, muito bom cara! Tenho uma Moto Suzuki que até agora não me deu trabalho, mas são dicas valiosas.

    ResponderExcluir
  54. I am glad that i found information on the basic tools for the assembly and disassembly of motors, which i find very helpful. This is great information, since people will not only get to use the right tools but also leave their machines in order. With quality Literature Review Editing Help, there is no way a student can submit wrongly done work. Visit the link and be provided with the best kind of assistance.

    ResponderExcluir
  55. ola casio tenho uma xtz 125 e ela ta vazando combustivel no carburador o que pode ser???

    ResponderExcluir
  56. Parabéns e obrigado pelas úteis informações do Blog!
    Vídeos diretos e objetivos, sem perda de tempo!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  57. Cassio gostaria de saber qual a marca e o modelo da sua parafusadeira reta

    ResponderExcluir
  58. cassio os seus videos sao show de bola, Gostaria de fazer curso de mecanico de moto pode me ajudar, sou de Vial Velha ES. Fico grato com sua ajuda.

    ResponderExcluir
  59. alguem tem o manual de serviço da NC750 2016 a cima, so teno o da 2013 ate 2015

    ResponderExcluir
  60. Olá eu esto com uma suzuki ora com alavanca da embreagem guiando pq fazer obrigado se. Poder mim ajudar

    ResponderExcluir
  61. Bom dia carssio eu montei o motor da 99 e ainda ficou com barulho. Parecendo no comando. O que poderia ser mas não botei a roela dos braços ocilantes pode calsar barulho

    ResponderExcluir
  62. cassio tem como passar o motor today para partida

    ResponderExcluir
  63. Muito bom o artigo! continue assim!
    AComercial JR Vende todos esses acessórios por um preço bom

    ResponderExcluir
  64. Bom dia Cássio, gostaria de baixar o manual de peças da ténéré 250 2017, obrigado pela atenção, Waldo.

    ResponderExcluir
  65. Estou começando esses artigos sobre moto de leilão se alguem tiver interesse: moto recuperada ou sinistradas

    ResponderExcluir
  66. Vou começar nesse ramo de motos e com um blog de motos de leilão seu site me ajudou muito , se alguem se interessar aqui

    ResponderExcluir